top of page

Vacinar seu Pet é um ato de carinho

Atualizado: 8 de set. de 2022

Cada vez mais os animais de estimação vão se tornando membros das famílias brasileiras.

A preocupação com seu bem-estar, com sua qualidade de vida é tão grande quanto a preocupação com os parentes.


Assim como os seres humanos, os animaizinhos precisam de cuidados com a saúde logo cedo, como a vacinação, que auxilia o sistema imunológico na defesa contra doenças. Logo, vacinar é um ato de cuidado, carinho e amor, tão importante para o pet quanto para os membros da família, isso porque muitas doenças que acometem nossos amigos podem ser transmitidas para os seres humanos, essas são conhecidas como zoonoses.


Muitas vacinas, para cães e gatos, precisam ter sua primeira dose administrada nas primeiras semanas de vida e necessitam de reforço anual, mas é importante levar seu bichinho ao médico veterinário, que possui conhecimento técnico, para que ele possa te orientar nas datas e os melhores momentos para a vacinação do seu pet.

Algumas vacinas são obrigatórias e outras dependem muito do estilo de vida que seu animal leva.


Vacinas para cães


  • Vacina múltiplas ou polivalentes (V8 e V10) que protege contra cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, parainfluenza e até algumas leptospiroses.

  • Vacina antirrábica protege contra a raiva canina, uma zoonose que afeta o sistema nervoso central. Seus principais sintomas são agressividade, falta de coordenação motora e salivação excessiva.

Graças a campanhas de vacinação que ocorrem em toda a América Latina, a raiva está praticamente erradicada. Mas é importante ressaltar que a vacinação é o fator primordial para que isso aconteça, por isso ela ainda é importante, sem ela a doença pode voltar com força.

  • Vacina contra giardíase. A giardíase é uma zoonose causada por um protozoário, que afeta o sistema digestivo. Seus principais sintomas são diarreia, náusea, vômitos e fezes com sangue, podendo levar à morte por desidratação.

  • Vacina contra gripe. A gripe canina, ou tosse dos canis, é uma doença altamente contagiosa entre os amigos peludinhos. Seus sintomas mais comuns são espirro, febre, coriza, perda de apetite; se não tratada, a gripe canina pode evoluir para pneumonia.

  • Vacina contra leishmaniose. A leishmaniose é uma zoonose causada por um protozoário transmitido através da picada do mosquito palha infectado, afetando o sistema imunológico do cão. Seus sintomas são muito variáveis, sendo os mais comuns lesões e descamações da pele, diarreia, problemas oculares e perda de peso, porém, há animais que não apresentam qualquer sintoma e pode ser um risco não só para outros animais, como também para humanos. É uma doença que envolve saúde pública, não tem cura e apesar de haver um tratamento paliativo, a indicação é pela eutanásia dos animais infectados.


Vacinas para gatos


  • Vacina polivalente (V3, V4 e V5). A V3 protege contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose, a V4 possui a proteção contra as doenças da V3 mais Clamidiose e a V5 soma a imunização contra o Vírus da Leucemia Felina (FeLV).

  • Vacina antirrábica. Assim como para os cães, a vacina antirrábica felina protege os bichanos contra a raiva, zoonose que afeta o sistema nervoso central. Graças a campanhas de vacinação, a raiva está praticamente erradicada, para evitar sua volta é importante manter a vacinação do seu gatinho em dia.


Alguns felinos que vivem em contato com a rua estão mais suscetíveis a certas doenças, necessitando de vacinas específicas levando em conta o modo de vida do bichano.


Independente de como estiver seu amiguinho, é importante sempre levá-lo ao veterinário para um check-up e atualização da carteira de vacinação. Quando for viajar atente-se se há alguma vacinação específica necessária para pet, muitas vacinas são necessárias dependendo da região geográfica, assim como para nós humanos.


Diga sim à vacinação! Vacinar é um ato de amor, é importante para prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a qualidade de vida do seu companheiro, além de proteger você e todos os que convivem com o pet.


166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page