Por Dra. Jaqueline Oliveira Rosa
Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia
Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento Animal
O glaucoma primário é uma condição na qual o aumento da pressão ocular danifica o gânglio da retina, levando à cegueira. Em cães, pode ser precedido por goniodisgenesia. Goniodisgenesia é uma anomalia no espaço entre a íris e a córnea do olho, o qual é preenchido pelo humor aquoso, que determina a pressão intraocular e normalmente é drenado para fora do olho a partir de um certo ângulo.
Um estudo no gene OLFML3 em cães com glaucoma, três severamente afetados por goniodisgenesia e três cães não afetados identificaram uma variante missense no gene olfactomedina semelhante a 3 ( OLFML3 ) em todos os seis animais afetados. A análise das informações de pedigree foi consistente com um modo de herança autossômico recessivo.
Acredita-se que 27% dos cães Border Collie de todo o mundo tenham uma cópia da variante no gene OLFML3 e 10% dos cães que apresentam essa enfermidade eventualmente podem ficar cegos (Pugh et al., 2019). Por ser uma doença recessiva, são necessárias duas cópias da mutação para a doença se manifestar. Diferentemente da Collie Eye Anomaly, que apresenta a alteração já ao nascimento, no Glaucoma, o cão nasce saudável e, em uma determinada idade, geralmente na vida adulta, irá apresentar aumento na pressão intraocular, causando dor, desconforto e sinais neurológicos, como, por exemplo, pressionar a cabeça na parede e cegueira. Uma vez que a doença se manifesta clinicamente na idade adulta, esse animal pode ter ter entrado em reprodução e, caso seja portador, pode ter transmitido a mutação aos seus filhotes. O acasalamento entre pais clinicamente saudáveis, porém portadores, podem produzir filhotes afetados. Sendo assim, é extremamente importante que o teste genético seja feito ainda no filhote. Isso ajudará os criadores a reduzir a frequência de goniodisgenesia e o risco de glaucoma na população de Border Collie.
A DNA Pets realiza o teste para Glaucoma e outras doenças em Border Collie por swab oral, atendendo a todo o Brasil.
Fale com um de nossos cientistas e saiba mais.
(16) 99724-5784
Comentarios